
Audiometria Tonal e Vocal
A audiometria é um exame que permite determinar a menor intensidade (volume) que o paciente consegue ouvir em diferentes frequências, e avaliar a habilidade para reconhecer e compreender a fala humana.
É considerado o exame padrão ouro em avaliação auditiva, por ser o principal exame para diagnóstico da perda auditiva.
O exame é composto por duas etapas, sendo: tonal e vocal (logoaudiometria).
O exame avalia a capacidade de ouvir tons puros em diferentes frequências (de 250 Hz a 8000 Hz) e intensidades (medidas em decibéis), e determina a menor intensidade que o paciente escuta em cada frequência. Também avalia o reconhecimento da fala, e determina o grau e o tipo da perda auditiva quando existente.
Fundamental para o processo do diagnóstico audiológico, ela determina os limiares auditivos comparando-os com os padrões de normalidade. Este exame é essencial para identificar se a perda auditiva é condutiva (relacionada ao ouvido externo ou médio), sensorioneural (relacionada ao ouvido interno ou ao nervo auditivo) ou mista.
Já a audiometria vocal, também chamada de logoaudiometria, é um exame que avalia a habilidade do paciente para reconhecer e compreender a fala humana em diferentes intensidades. Por meio da logoaudiometria, é possível avaliar o limiar de detecção de fala (LDF), o limiar de reconhecimento de fala (LRF), o índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF/ IRF) e o limiar de desconforto de fala (LDF).
O exame dura aproximadamente 30 minutos e deve ser realizado em cabina ou sala acústica calibrada, em um ambiente adequado e silencioso, visando minimizar interferências externas e garantindo a obtenção de resultados fidedignos.
A realização periódica do teste é fundamental, por garantir o acompanhamento da saúde auditiva e proporcionar melhor suporte nos casos de alterações auditivas.